nextel suasemana

A peça aborda a história do dilúvio, desta vez na versão dos bichos.





yourweek

Qual a origem dos talheres?

Registros históricos mostram que as primeiras colheres do mundo eram de uso coletivo e se pareciam com conchas.




imprimir A+ A-
Navarros

por Navarros
04/12/2014

Fotos/imagens:
Divulgação




Os primórdios das civilizações humanas foram marcados pela falta de hábitos de higiene. Até o século XI, todas as pessoas comiam os alimentos com as mãos. Mas foi justamente neste século que Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, se casou com a princesa Teodora, de Bizâncio. Quando o casal foi viver junto, a princesa trouxe em seu enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que ela usava para espetar os alimentos. Acredita-se que este tenha sido um dos primeiros garfos do mundo.


Por incrível que pareça, o garfinho da princesa Teodora foi considerado uma heresia, pois acreditava-se que o alimento, fornecido por Deus, era sagrado e, por isso, deveria de ser comido com as mãos, numa demonstração de respeito.

Com o passar dos anos, os membros da nobreza e do clero começaram a aceitar o uso de talheres. O costume de comer com garfos e colheres se tornou popular apenas no século XIX.

Já a faca, que é considerada o tipo de talher mais antigo do mundo, teria sido criada pelo Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos. É claro que os primeiros exemplares desse talher eram, simplesmente, pedaços de objetos cortantes, mas a intenção de uso era a mesma que temos hoje.

Na Idade do Bronze, por volta de 3000 a.C., a faca passou a ser feita com metal e começou a ser usada para descascar frutas. A primeira vez que determinaram que os homens deveriam comer com talheres aconteceu em 1630, quando o cardeal francês Richelieu afirmou que cada homem tinha que ter um talher para ser usado à mesa.

Registros históricos mostram que as primeiras colheres do mundo eram de uso coletivo e se pareciam com conchas.







instagram
Youtube
Google+


Top